Busca Bum

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Novas histórias

em uma família grande como a nossa, existem muitas histórias. antigas e novas.
eu tenho uma história nova, que pouca gente sabe.
dona ambrosina, minha vó, gosta e muito de viajar. a sorte é que os filhos, que não são poucos moram um em cada canto deste brasil e aí dá muitos motivos dela passear.
duas bisnetas nasceram próximas, tanto de data, quanto em território. marina e içara.
marina nasceu em são paulo. içara nasceu na praia.
vó estava ao meu lado. passou meus últimos dias grávidas bem perto. fazendo afago e coisinhas lindas para as pequenas.
no dia que entrei em trabalho de parto. estavam presentes além dos meus sogros e marido. minha vó, minha tia e minha mãe. era a antiga geração leite, vendo nascer o século XXI. ali, da minha barriga.
dias antes, sentamos todas a mesa para um café de tarde. e eu me senti plena e forte e capaz de parir como minha vó fez 11 vezes antes de mim.
ela teve 11 filhos. 10 vivos e a primeira morreu. ela fala da primeira, como se tivesse vivido muito. com um carinho e um cuidado que só mãe tem.
é lindo de ver.
e eu quando criança, tinha medo dessa vó. achava-a brava. hoje a acho um doce. uma senhora com mais de 80 anos, 10 filhos, sei lá quantos netos e 4 bisnetos. uma vida cheia de bordados, luta, dificuldades, conquistas, tricôs e crochês. uma vida cheia de histórias antigas e continua a fazer novas e novas histórias, viagens, passeios e amigos.

uma mulher forte, viva e intensa. uma história linda que só me dá orgulho de ser neta de dona ambrosina viana leite.

bruna leite santana

Um comentário:

Emerson disse...

Valeu, Bruna, é isso aí, sai uma geração e outra entra, é o ciclo da vida.